Relação das Comunicações Aprovadas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
I SIMPÓSIO BAIANO DE LICENCIATURAS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
RELAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS APROVADAS
-A CONSTANTE DICOTOMIA ENTRE TEORIA E PRÁTICA.
-A EXCELÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EUCLIDES DANTAS.
-A LEITURA DE IMAGENS NA AULA DE LINGUA PORTUGUESA.
-A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BRINCANDO COM NÚMEROS E CORES.
-A ORALIDADE E SUAS RELAÇÕES COM O LETRAMENTO.
-A PESQUISA E A DOCENCIA NA ESCOLA: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-ESQUISADOR NA CONTEXTUALIDADE DO ESTÁGIO.
-A PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
-A SALA DE AULA E O ENSINO DE HISTÓRIA: APROXIMAÇÕES E DIFERENÇAS NO FAZER PEDAGÓGICO.
-A SITUAÇÃO DOS ALUNOS DE LICENCIATURA FRENTE AO PROBLEMA DA FALTA DE PROFESSORES NO PAÍS.
-ANÁLISE DO GRAU DE AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UESB.
-ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ENCONTRO ENTRE A MOTIVAÇÃO E A CRIATIVIDADE.
-AS CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA: UM ESTUDO SOBRE O PIBID UFRB.
-AVALIAÇÃO DO PAPEL DA INTERVENÇÃO RELACIONADO A CONCEITOS PALEONTOLÓGICOS POR DISCENTES DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLA PÚBLICA DE JEQUIÉ-BAHIA
-CALCULANDO COM LEITURA E ESCRITA.
-CIDADE E MOBILIDADE ESPACIAL: O QUE O ENSINO DE GEOGRAFIA TEM A VER COM ISSO?
-CONCEPÇÃO DOS DISCENTES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB, CAMPUS DE JEQUIÉ, SOBRE OS INSETOS URBANOS.
-EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO: UM DESAFIO PARA OS EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BAHIA.
-EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONSIDERAÇÕES HISTÓRIAS E LEGISLATIVAS.
-EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O QUE DIZ AS PRÁTICAS.
-EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE TAPEROÁ– BA.
-EDUCAÇÃO E HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: RESSIGNIFICANDO NOSSAS IDENTIDADES.
-ESCOLA E FAMÍLIAS: PARCEIRAS NO PROCESSO EDUCATIVO.
-ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM A TEMÁTICA EDUCAÇÃO SAUDÁVEL.
-ESTÁGIO NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE EM EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS DE UMA EXPERIÊNCIA REFLEXIVA.
-ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR SOBRE OS CONTEÚDOS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE.
-ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA E A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE DOCS COMO AMBIENTE DE INTERAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA QUE DEU CERTO.
-ESTÁGIOS NA LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UESB-CAMPUS DE JEQUÍE-BAHIA: EVOLUÇÃO CURRICULAR.
-EXTENSÃO E POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA DOCENTE.
-FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE ITABUNA/BA: ALGUMAS QUESTÕES EM TORNO DA IMPLEMENTAÇÃO DO FUNDEB.
-FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: IMPLICAÇÕES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE.
-HISTÓRIA DA ÁFRICA OU ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS: DISCIPLINAS OPTATIVAS E OBRIGATÓRIAS NO ATUAL PROJETO CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ – UESC, ILHÉUS - BAHIA.
-IMAGENS E INTERNET NA PRODUÇÃO TEXTUAL:CAMINHOS E DESCAMINHOS PARA O MULTILETRAMENTO.
-IMPLANTAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO X DILEMAS.
-INTERDISCIPLINARIDADE: DOS CONCEITOS, DO CONTEXTO E PROCEDIMENTOS.
-INTERVINDO NA SALA DE AULA POR MEIO DE ATIVIDADES PROBLEMATIZADAS: SISTEMA DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO.
-MODELOS DE LEITORES E ESTRATÉGIAS DE LEITURA: ELEMENTOS IMPRESCINDÍVEIS À FORMAÇÃO DO LEITOR.
-MUSEU PEDAGÓGICO UMA INTERLOCUÇÃO COM OS PROBLEMAS DO COTIDIANO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE.
-O ATO DE TORNAR-SE PROFESSOR NA CONCEPÇÃO DO ESTÁGIO NOS CURSOS DE LICENCIATURAS: PRÁTICA DOCENTE, DILEMAS E (TRANS)FORMAÇÃO.
-O AUDIOVISUAL E SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NA ESCOLA.
-O BARÃO E O MENINO DA INFÂNCIA: O LIVRO DE LEITURA NO FINAL DO SÉCULO XIX E INICIO DO XX.
-O DIREITO À EDUCAÇÃO É PARA PROFESSORES OU PARA ESTUDANTES?
-O DISCURSO NEOLIBERAL NO SEIO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UMA ABORDAGEM NO ÂMBITO DA UESB- CAMPUS DE JEQUIÉ.
-O ENSINO DE GEOGRAFIA E A IMPORTANCIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE.
-O ENSINO DE GEOGRAFIA E O PROJETO- POLÍTICO PEDAGÓGICO NO IEED- VITÓRIA DA CONQUISTA-BA 2010.
-O ENSINO PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA NA INTERNET: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM.
-O ESPAÇO ESCOLAR E A CONSTITUIÇÃO DE SUJEITOS.
-O ESPAÇO ESCOLAR ENQUANTO FORMAÇÃO HUMANA: UMA PROPOSTA EDUCATIVA BASEADA NA FUGA PELA ESCRITA.
-O ESTÁGIO COMO PRÁTICA DE PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
-O ESTÁGIO NA MODALIDADE DE PROJETOS: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR ALUNOS DO CURSO DE LETRAS VERNÁCULAS DA UESB.
-O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A REALIDADE DO ENSINO DE QUÍMICA EM ITAPETINGA-BA: CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.
-O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS.
-O TEOREMA DE PITÁGORAS DE FORMA DINÂMICA E INVESTIGATIVA: UMA EXPERIENCIA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE MATEMÁTICA.
-O TRABALHO COM A ORALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: UMA BREVE REFLEXÃO.
-OLHARES DISCENTES SOBRE A IDENTIDADE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UESB.
-PESQUISA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM VIÉS PARA ELUCIDAÇÃO DE DILEMAS DOCENTES.
-POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: QUAL O PAPEL DAS REFORMAS DO ESTADO?
-PRÁTICAS DE ORALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL.
-PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID: REVISITANDO O ENSINO DE GRAMÁTICA NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
-PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID: IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO.
-RECURSOS TECNOLÓGICOS, CURRICULO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
-REFLEXÕES DE UM ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DILEMAS DOCENTES.
-REFLEXÕES SOBRE CURRÍCULO E RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS.
-RELATO DE EXPERIÊNCIA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
-REPENSANDO O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.
-RESOLUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DO GRÁFICO NO PLANO CARTESIANO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1o GRAU COM O AUXILIO DA INFORMÁTICA NO USO DO PROGRAMA EDUCACIONAL – MATEMÁTICA – PLOTTER DE FUNÇÃO MATEMÁTICA.
-TRABALHANDO COM JOVENS NA PREVENÇÃO CONTRA AS DROGAS NUMA ESCOLA PÚBLICA DE CRUZ DAS ALMAS.
-UM ESTUDO DE CASO NO PROEJA DE VITÓRIA DA CONQUISTA.
-UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO BASEADO NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS DA DISCIPLINA FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE AMARGOSA, BAHIA.
-UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA DE ESTÁGIO NA MODALIDADE DE PROJETOS.
-UMA EXPERIÊNCIA NO CURRÍCULO DE QUÍMICA: COMO UM LABORATÓRIO/ PADARIA REPRESENTOU CONSTRUÇÃO DECONHECIMENTOS PARA ALUNOS E PROFESSORES EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO ENSINO MÉDIO.
-UMA INDICAÇÃO METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DO VOCABULÁRIO.