Relação dos Pôsteres Aprovados

                                                I SIMPÓSIO BAIANO DE LICENCIATURAS

       ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE

                                              RELAÇÃO DOS PÔSTERES APROVADOS

 

A  FORMAÇÃO  DO  PEDAGOGO  NA  UESB/JEQUIÉ E O ENSINO NAS SÉRIES INICIAIS- Ana
Lúcia Santos Souza; Cláudia Ferreira da Silva Luz; Danielle Britto Guimarães de Oliveira

A PRÁTICA DOCENTE DE GEOGRAFIA NA  CONTEMPORANEIDADE- Fernanda Dione Sales de
Souza; Sandra Maria Oliveira Santos; Geísa Flores Mendes

A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO  PROFESSOR- Ana Lúcia Santos Souza;
Cláudia Ferreira da Silva Luz; Danielle Britto Guimarães de Oliveira

AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS E O CURSO DE PEDAGOGIA DA UESB: UM OLHAR
PARA AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NA FORMAÇÃO  DO  PEDAGOGO- Grasielle Pereira
Sousa; Iane Melo Bitencourt; Milena Cardoso dos Santos , Maria Cristina Souza de Araujo; Daisi
Terezinha Chapani

AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS: UM OLHAR INDISCRETO NA  CIÊNCIA- Thais de Souza Néri,
Joelia Martins Barros, Rainaldo Almeida Ataíde

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR: PARAMETRIZAÇÃO E   CONTEXTUALIZAÇÃO- Eduardo Oliveira Miranda; Hellen Mabel Santana Silva; Lívia Dias

CAPACITAÇÃO DE DOCENTES PARA A POPULARIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS SOBRE  A
 DOENÇA FALCIFORME NO RECÔNCAVO BAIANO: RESULTADOS PRELIMINARES DA
EXPERIÊNCIA EM CRUZ DAS ALMAS- Luciana Silva Almeida; Diego Menezes Lopes; Luciana Costa Ramos; Fábio David Couto

CONCEPÇÃO DOS DISCENTES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA -
UESB, CAMPUS DE JEQUIÉ, SOBRE OS INSETOS URBANOS- Alexandre dos Santos Rodrigues;
Maria Adonay M. Nogueira; Grazielly Narde O. da Hora; Ana Lúcia B. de Souza

CONHECENDO E ANALISANDO PRÁTICAS EDUCATIVAS POR MEIO DO  ESTÁGIO
 SUPERVISIONADO- Eloah Miranda Nascimento; Elane Nardotto Rios

CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO CURRÍCULO DE LICENCIATURA DE CIÊNCIA  BIOLÓGICAS -
DA UESB/JEQUIÉ- Luiza Aparecida de Santos Silva; Daisi Teresinha Chapani; Cláudia Ferreira da Silva Luz

DIAGNOSTICO E PERCEPÇÕES A RESPEITO DO PENSAMENTO EVOLUTIVO: Reflexões  sobre  o
processo de ensino e aprendizagem da origem e evolução das espécies.-Tallita de Oliveira Rocha, Alisson Maia de Souza, João Guilherme Portugual Vieira, Thais Badin de Souza, Samuel de Oliveira Rocha, Carlos Bernard Moreno Cerqueira-Silva

EDUCAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS: DESAFIOS PARA OS PROFESSORES- Reinaldo Almeida
Ataide, Joelia Martins Barros , Jetro Williames das V. Barros

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE NA ESCOLA- Sirleide N. Queiroz; Benedito G. Eugênio

ESTADO NUTRICIONAL E HIPERTENSÃO ARTERIAL DE PROFESSORES DE UMA  INSTITUIÇÃO
DE ENSINO SUPERIOR- Loiamara Barreto Santos, Tamiles Barreto de Deus, Lélia Renata das
Virgens Carneiro, Clarice Alves dos Santos, Saulo Vasconcelos Rocha, Jefferson Paixão Cardoso

FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR ENTRE PROFESSORES  UNIVERSITÁRIOS- Loiamara
Barreto Santos, Wisla Keile Medeiros Rodrigues, Saulo Vasconcelos Rocha, Clarice Alves dos Santos, Jefferson Paixão Cardoso, Camila Rego Amorim

FATORES FUNDAMENTAIS NO APRENDIZADO DE CIÊNCIAS NA  EJA- Vagner Silva, Simone Barreto Santos

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENSINO DE ZOOLOGIA EVOLUTIVA: PROPOSTAS  PARA
AULAS DE CIÊNCIAS- Danielle Britto Guimarães de Oliveira;Milena Cardoso dos Santos; Claudia
Ferreira da Silva Luz; Ana Lucia Santos Souza

INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÂO  ESTATÍSTICA- Arlindo F. de O. Filho; Gonçalo N. Castro; Janete
A. Ramos; Lêda Maíra N. e Silva; Lenice F. Sacramento ; Maurina S. M. Cotrim; Roberta D’Angela M. Bortoloti

O CURRÍCULO NA SALA DE AULA DO ENSINO  FUNDAMENTAL- Edileuza Castro, Benedito G.
Eugênio

O CURRÍCULO NA PERCEPÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO  INFANTIL- Marilúcia Barros,
Benedito G. Eugênio

O ENSINO DE ZOOLOGIA NO BRASIL: UMA REVISÃO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA  DOS 
ÚLTIMOS 5 ANOS- Danielle Britto Guimarães de Oliveira;Ana Lúcia Santos Souza; Cláudia Ferreira da Silva Luz

O PERFIL SOCIO-CULTURAL DOS GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM  FÍSICA DA
 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA- Danillo Cerqueira Barbosa; Iolanda
Carvalho de Oliveira

O PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE  LÍNGUA 
PORTUGUESA- Eloah Nascimento; Estefânia Neves; Glauce Santos; Adriana Maria Abreu Barbosa

OFICINA LÓGICO-MATEMÁTICA: APRENDENDO MATEMÁTICA  BRINCANDO- Jakeline de Matos
Castro, Klebson S. Santos, Tiago O. Santos, Fátima M. Garcia

OS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DE CIÊNCIAS NATURAIS E BIOLOGIA E O  LABORATÓRIO
 MÓVEL- Cláudia Ferreira da Silva Luz; Danielle Britto Guimarães; Ana Lúcia Santos Souza; Ana
Cristina Santos Duarte

PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ/BA SOBRE O PROCESSO  DE
AQUECIMENTO  GLOBAL- Grazielly N. O. da Hora Claúdia F. Luz; Paulo M. M. Teixeira

PIBID – PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: A GEOMETRIA
E UMA NOVA ABORDAGEM PARA O ENSINO  FUNDAMENTAL II- Ana Paula de Oliveira Cardoso;
Cintia Jackellyne Souza Silva; João Moreira Chaves Junior; Jocasta Ribeiro Silva; Maria Nilza
Fernandes Alves; Naianna da Silva Leite; Rejane de Almeida Santos; Wallace Juan Teixeira Cunha

PRÁTICA DOCENTE E O COTIDIANO DO ALUNO NO APRENDIZADO DE  QUÍMICA- Ana Cleides
de Jesus Santos, Ivana Lago, Leandro Batista Peixoto, Natália de Jesus Silva, Joélia Martins

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS APLICADAS NAS CLASSES DE EJA EM ESCOLAS  MUNICIPAIS  DE
VITÓRIA DA  CONQUISTA-BA- Mércia Oliveira Botêlho Costa; Meire de Oliveira Botêlho Santos;
Sonia Reis Teixeira

PROBLEMATIZANDO AS EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 1o  GRAU- Ancelmo Amorim; Delvino
Evangelista; Gilson Freire; Jonatas Silveira; Jarbas Ferraz; Roberta D ́Angela Menduni Bortoloti

PROGRAMA SOCIAL PETI ENQUANTO ESPAÇO SOCIOEDUCATIVO E DE RESGATE ÀCIDADANIA: UMA EXPERIÊNCIA NO  MUNICÍPIO  DE  JEQUIÉ/BA- Janyne Barbosa de Souza;Ludimila Souza Almeida

RELAÇÕES DE GENERO E SEXUALIDADES NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO
 INFANTIL- Geisiely Santos Brito; Benedito G. Eugênio

REFLEXÕES SOBRE INDISCIPLINA ESCOLAR SUSCITADAS PELA VIVÊNCIA NO ESTÁGIO 
CURRICULAR   SUPERVISIONADO- SANTOS, Elienai Oliveira SOUZA, Ariela Santos SOUZA,
Anselmo Santos CHAPANI, Daisi. Teresinha

TUPINAMBÁ NHEENGA: DICIONÁRIO ESCOLAR DO TUPINAMBÁ DE  OLIVENÇA- Clara Carolina
Souza Santos; Consuelo de Paiva Godinho

UMA INDICAÇÃO METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DO  VOCABULÁRIO- Lucas Campos;
Dulcilene Freitas Silva Gomes

UMA PROPORÇÃO ECOLÓGICA: RECICLANDO COM A  MATEMÁTICA- Adriane S. de Oliveira;
Sergio R. da Silva; Roberta D ́Angela Menduni Bortoloti